Para superar a procrastinação!
- Jader Gonçalves
- 23 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

A procrastinação refere-se ao ato de atrasar tarefas ou atividades, adiando-as para um momento posterior, existem vários motivos pelos quais as pessoas procrastinam que podem incluir desde:
Pensamentos excessivos - Pensar demais e ficar preso em um ciclo de pensamentos pode impedir os indivíduos de agir.
Falta de motivação ou energia - Sentir-se desmotivado ou esgotado pode dificultar o início das tarefas.
Desorganização - Habilidades de organização deficientes podem causar confusão e dificultar o início ou a conclusão dos objetivos.
O ato de procrastinar geralmente segue um ciclo em que as tarefas são adiadas repetidamente, que pode envolver diversas etapas, tais como:
Evitação - os indivíduos evitam realizar tarefas ativamente.
Alívio temporário - No curto prazo, evitar a tarefa pode proporcionar uma sensação de alívio ou conforto.
Pressão crescente - Com o passar do tempo, a pressão para concluir a tarefa aumenta, levando a sentimentos e sensações como frustação, estresse e à ansiedade.
Pressa de última hora - Eventualmente, os indivíduos são forçados a concluir a tarefa sob alta pressão e restrições de tempo.
A procrastinação é muitas vezes motivada pelo desejo de conforto imediato ou pela necessidade de distração, porém tais atos podem trazer consequências negativas aos indivíduos, como as oportunidades perdidas, produtividade reduzida, perda de desempenho geral, causando assim, possíveis impactos na saúde mental.
Atrasar tarefas regularmente pode impactar negativamente diferentes áreas da vida, o desempenho acadêmico, a dificuldade de crescimento profissional ou mesmo, estabelecimento das relações pessoais são alguns dos que podemos citar.
Para superar a procrastinação, diversas estratégias podem ser empregadas. Algumas incluem a definição de metas claras e objetivas, estabelecer um cronograma ou lista de tarefas ajuda as pessoas a se manterem organizadas, técnicas de gerenciamento de tempo como por exemplo a técnica Pomodoro podem melhorar a concentração e execução do planejamento.
Até mesmo, dividir as tarefas em etapas menores e mais gerenciáveis faz com que elas pareçam menos assustadoras. Comece priorizando as tarefas fáceis, minimize as distrações criando um ambiente de trabalho propício eliminando ou reduzindo as distrações. Pode-se ainda utilizar da tecnologia de aplicativos ou software de produtividade para planejar, acompanhar o progresso e manter o foco.
Ainda assim pode ser necessária a busca por apoio e ajuda profissional, entrar em contato com amigos, familiares ou grupos para compartilhar o progresso, debater as dificuldades e estratégias, pode ajudar.
Considere procurar ajuda profissional, um psicólogo, lhe auxiliará no manejo da procrastinação e dos sofrimentos que podem afetar significativamente o seu bem-estar.
Comments